Benefícios da tecnologia 5G no setor de saúde
Especialmente nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, a tecnologia 5G no setor de saúde trará inúmeros benefícios. Ainda que hoje, com a rede 4G, já seja possível dispor de vários recursos.
Todavia, a crescente demanda por soluções avançadas faz com a integração do 5G aos serviços de saúde exerça um grande impacto positivo na qualidade do atendimento médico.
Confira alguns exemplos de áreas na saúde onde a rede 5G causará maior transformação, beneficiando profissionais, pacientes e instituições:
IoMT
A Internet das Coisas Médicas (IoMT) terá um enorme avanço a partir da rede 5G no setor de saúde. Embora o uso de dispositivos móveis já seja possível através do 4G, com maior velocidade e performance será possível conectar milhares de dispositivos, sem que isso interfira na qualidade da conexão.
Assim como dispositivos vestíveis, implantes, rastreadores e outros aparelhos conectados ao 5G poderão realizar a captação de dados e troca de informações em tempo real. Isso fará com que o monitoramento de pacientes seja mais ágil.
Telemedicina
Ainda a passos lentos, a telemedicina vêm ganhando espaço entre profissionais e melhorando a experiência do paciente. Em contrapartida, existem fatores considerados entraves, como a falta de uma tecnologia de dados que atenda aos requisitos necessários.
Dessa forma, com a rede 5G e a facilidade de conexão entre dispositivos de IoT, o acesso ao cuidado médico remoto será ampliado.
Um exemplo são as comunidades rurais. Pois com o 5G elimina a necessidade de linhas de cabo ou fibra ótica, mantendo a velocidade de conexão necessária à telemedicina.
Essa é uma vantagem para os médicos, que não terão que se deslocar por longas distâncias. E um grande benefício para os pacientes que necessitarem de consultas rápidas.
Realidade virtual e realidade aumentada
Em Atlanta, nos EUA, o Emory Healthcare Innovation Hub tornou-se o primeiro laboratório de inovação em Saúde 5G do país. Isso foi possível a partir da implantação do Verizon 5G Ultra Wideband. Trata-se de um serviço de ultra banda larga que auxiliará o laboratório no desenvolvimento de aplicações para o setor de saúde.
Especialmente relacionadas com realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV), onde esse tipo de solução pode ser determinante para a descoberta de tratamentos. E também para o aperfeiçoamento de técnicas no ensino de medicina e enfermagem.
Por exemplo, dentro dos hospitais, a RV e a RA oferecem ao cirurgião a possibilidade de treinar um procedimento ainda pouco explorado antes de aplicá-lo no paciente.
Leia mais em: nexxto.com