A melhor maneira de controlar a gastrite é tendo uma alimentação equilibrada e saudável.
A dieta para gastrite deve ser baseada em alimentos naturais, rica em frutas, vegetais e alimentos integrais, e pobre em produtos industrializados e processados, como salsicha, frituras e refrigerantes. Esse tipo de dieta para gastrite facilita o processo de digestão, fazendo com que os alimentos passem rapidamente pelo estômago, evitando que o ácido estomacal seja liberado em excesso, causando azia, dor e agravamento do problema.
Uma alimentação equilibrada, rica em frutas e hortaliças com propriedades antioxidantes e carotenoides, pode ajudar a diminuir a lesão da mucosa gástrica. Os alimentos recomendados na dieta para gastrite são:
Frutas em geral, exceto as ácidas;
Vegetais e verduras (de preferência as verde-escuras), que podem ser consumidos cozidos;
Carnes magras, com pouca gordura, como frango e peixes;
Leite desnatado;
Iogurte natural integral;
Grãos integrais, como pão integral (absorve parte do suco gástrico que ajuda a agravar os sintomas da gastrite), arroz integral e macarrão integral;
Chás tipo camomila;
Café desafinado;
Queijos brancos, como ricota, minas frescal ou coalho light;
Também é recomendado beber bastante água – cerca de dois litros por dia -, e não consumir o leite integral como um mecanismo para aliviar a dor e a queimação, pois ele estimula a produção de ácido gástrico, o que poderá intensificar a dor. Deve ser utilizado como forma integrante da dieta para gastrite.
Além disso, evite comer exageradamente em uma refeição.
Fonte: metropoles.com/saude