A medicina do futuro!
6 mil brasileiros foram operados com o auxílio da robótica apenas em 2017, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (Sobracil). A entidade chegou a declarar que a expectativa de crescimento desse tipo de prática poderia chegar em 30% .
Apesar de ainda existir uma preferência pela utilização de profissionais qualificados em procedimentos cirúrgicos, os especialistas conseguem desfrutar da possibilidade de contar com a ajuda de uma tecnologia de última geração para realizarem suas atividades.
Porém, a introdução de novas ferramentas não necessariamente significa a substituição desses seres humanos. O uso de dispositivos robóticos em cirurgias requer que esses mesmos profissionais estejam aptos a operar um braço mecânico que funcionará como uma extensão da mão do cirurgião.
Vantagens no uso de robôs:
Além de ajudar no aumento da capacidade técnica dos profissionais da saúde, a implementação de robôs na medicina oferece diversas vantagens para a área. Desde o uso de simulações computadorizadas até a criação de chatbots que automatizam boa parte do atendimento de pacientes. O dia a dia nas clínicas e hospitais se tornou mais versátil e pronto para oferecer a melhor experiência para os seus clientes.
Outras vantagens importantes fornecidas por esses recursos são:
• recuperação acelerada de pacientes;
• risco de sequelas reduzido consideravelmente;
• possibilidade de execução de movimentos difíceis para os seres humanos com simplicidade;
• uso de micro câmeras e visão ampliada em 3D para obter melhor qualidade de imagem de um paciente;
• maior acesso a outros tipos de cirurgia pela realização de movimentos minuciosos.
Fonte: summitsaude.estadao.com.br